Portal de informações para você ser mais feliz!
Nas cinco áreas essenciais de sua vida!

:: Físico - SAÚDE FÍSICA >> Sobre a Saúde Física

SAÚDE TOTAL= QUALIDADE DE VIDA= SER E ESTAR FELIZ
Saúde é um estado de completo bem estar, onde as funções orgânicas, físicas e mentais do ser humano se acham em situação equilibradas, promovendo o “ser e estar feliz”

Na época da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, a saúde foi definida como "um estado de completo desenvolvimento físico, mental e bem-estar social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade".

Em 1986, a OMS, na Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, disse que a saúde é "um recurso para a vida, não o objetivo de viver. A saúde é um conceito positivo enfatizando recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas".  

A saúde total é conseguida através de uma combinação do físico, mental e bem-estar social, que, juntos são comumente referidos como o Triângulo de saúde.

O relatório Lalonde( relatório de 1974 produzido no Canadá formalmente intitulada Um novo olhar sobre a saúde dos canadenses), sugere que existem quatro determinantes da saúde geral:a biologia humana, ambiente, estilo de vida e serviços de saúde. Assim, a saúde é mantida e melhorada, não só através da promoção e aplicação das ciências da saúde, mas também através dos esforços e estilos de vida do indivíduo e da sociedade.

As pessoas podem melhorar sua saúde através de exercício, ter um sono suficiente, manter o peso, limitar o álcool e evitar o tabagismo. Um dos principais fatores ambientais que afetam a saúde é qualidade da água, especialmente para a saúde dos lactentes e das crianças em países em desenvolvimento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os principais determinantes da saúde incluem a economia, ambiente social, ambiente físico e das características individuais da pessoa e os  seus comportamentos. Em geral, o contexto no qual um indivíduo vive é de grande importância na sua qualidade de vida e o seu estado de saúde.

A genética também é parte do sistema com base no qual a saúde da população pode ser estabelecida. A genética está intimamente relacionada com os hábitos e comportamentos dos indivíduos desenvolvidos durante sua vida, especialmente  em termos de escolhas de estilos de vida. Além disso, a Organização Mundial da Saúde apresenta uma vasta gama de outros fatores que podem influenciar o bem-estar de uma pessoa. Segundo a OMS, o sexo, as redes de apoio social e serviços de saúde tanto em termos de qualidade e acesso a eles devem ser considerados como determinantes da saúde. Acesso aos cuidados de saúde é uma das grandes questões da sociedade atual, talvez até maior do que a qualidade do serviço. 

Vamos melhorar a nossa saúde total e sermos mais felizes
Dr Celso Marzano -Adm do portal
Comentários