Portal de informações para você ser mais feliz!
Nas cinco áreas essenciais de sua vida!

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


:: Nutrição - SAÚDE NUTRICIONAL >> Boa Alimentação

Boa Alimentação



Sabemos que uma boa alimentação possui forte influência na nossa saúde e na nossa disposição diária.

O segredo de uma boa alimentação não está em comer apenas verduras e legumes, fazer dietas milagrosas ou coisas do tipo. Uma boa alimentação é balanceada, com todos os alimentos em quantidades certas, afinal, o corpo precisa de um pouco do que cada alimento pode oferecer.

Cada pessoa possui necessidades diferentes, existe uma dieta balanceada para homens, para mulheres, para adolescentes, pessoas com colesterol, enfim, o ideal é procurar um nutricionista que é a pessoa certa que dirá o que o seu corpo precisa especificamente e o que você deve comer.

O que todo mundo precisa ter em mente é que magreza nem sempre significa saúde, temos como exemplo pessoas obcecadas por um corpo magro que chegam a doenças como anorexia e bulimia. E que pouca quantidade não equivale à qualidade, por isso devemos saber o que comer.

DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO

• Evite alimentos gordurosos, pois eles retardam o esvaziamento do aparelho digestivo e demoram mais para ser digeridos. De uma maneira geral, comer bem significa combinar um pouco de tudo: pão, legumes, verduras, frutas, peixes, carnes e derivados do leite.
• Faça refeições leves. Comer em excesso, seja o que for, não é nada saudável, pois pode dificultar a digestão dos alimentos.
• Coma devagar. Seu aparelho digestivo tem um ritmo próprio para movimentar os alimentos. Fazendo as refeições com calma, você ajuda a digestão e evita a sensação de empachamento.
• Mastigue bem os alimentos, para que pequenas partículas de alimento sejam mais facilmente digeridas e absorvidas. Refeições apressadas e alimentos mal mastigados dão muito mais trabalho ao estômago.
• Evite dormir logo após as refeições. Deitando, a possibilidade de regurgitação (volta do alimento do estômago para o esôfago) é maior.